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Projetos de pesquisa

 

Projetos de pesquisa em andamento


 Avaliação da eficácia de um programa de intervenção preventiva em práticas educativas parentais

Descrição: O presente projeto engloba dois estudos interligados sobre intervenção universal sobre práticas educativas parentais para prevenção de violência e maus tratos. Um dos estudos visa avaliar a eficácia do Programa ACT para Educar Crianças em Ambientes Seguros para prevenção do tipo universal de maus tratos na infância no contexto familiar. O segundo estudo focalizará a aplicação do programa ACT em contextos de escolas públicas e privadas, visando trabalhar com amostras de famílias de diferentes níveis socioeconômicos. Além disso, serão analisadas as adaptações necessárias para a validação do ACT em amostras brasileiras.
Coordenadora:  Profa. Dra Maria Beatriz Martins Linhares
Integrantes: Elisa Rachel Pisani Altafim / Maria Eduarda André Pedro / Lúcia Williams /  Júlia Silva.
Financiador(es): American Psychological Association – Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Bolsa.

Avaliação de indicadores de temperamento e comportamento em crianças nascidas pré-termo na fase de 18 a 36 meses
 
Descrição: Avaliar indicadores de temperamento e comportamento de crianças nascidas pré-termo na fase de 18 a 36 meses, assim como examinar a associação desses indicadores entre si e com o temperamento materno. A amostra elegível para o estudo inclui 80 crianças nascidas pré-termo (< 37 semanas de idade gestacional) e muito baixo peso (<1.500g) com idade entre 18 a 36 meses, de ambos os sexos, e suas respectivas mães.. 
Integrantes: Maria Beatriz Martins Linhares – Coordenador / Cláudia Maria Gaspardo – Integrante / Fabíola Dantas A. Nobre – Integrante / Sofia Muniz Alves Gracioli – Integrante / Luciana Cosentino-Rocha – Integrante / Maria Eduarda André Pedro – Integrante / CASSIANO, R.G.M. – Integrante / Milena Fernandes Mata – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.

Temperamento, Atenção e Comportamento nos Processos Regulatórios do Desenvolvimento de Crianças Nascidas Pré-Termo
 
Descrição: Objetivo geral: Caracterizar e relacionar indicadores de temperamento, comportamento, cognição e atenção de crianças nascidas pré-termo com história de risco neonatal, visando compreender os processos regulatórios do seu desenvolvimento nas fases pré-escolar e escolar, contextualizados por variáveis pessoais da criança e da família. O projeto envolve três estudos com objetivos, amostras e procedimentos específicos, que serão integrados. Estudo 1: Objetivos específicos: a) Comparar dois grupos de crianças nascidas pré-termo, sendo um Pré-termo Extremo (< 30 semanas de idade gestacional-IG) e Pré-termo Moderado ≥ 32 semanas IG), quanto aos indicadores de temperamento e comportamento na fase de 18 a 36 meses; b) Avaliar o efeito preditor do nascimento prematuro extremo das características de temperamento da criança e da mãe, assim como os indicadores do cuidado diário materno, no comportamento da criança.  Estudo 2: Objetivos específicos: a) Avaliar o temperamento de crianças na fase de 18-36 meses, por meio de questionários aplicados com as mães e da observação direta do comportamento da criança em uma situação de interação mãe-criança; b) Comparar os indicadores do temperamento de crianças nascidas pré-termo com os das crianças nascidas a termo. Projeto colaborativo com M. Gartstein (Washington State University/USA) e S. Putnan (Bowdoin College/USA): Toddlers and their Developmental Niche: Eploring parental perce. 
Integrantes: Maria Beatriz Martins Linhares – Coordenador / Martinez F E – Integrante / Cláudia Maria Gaspardo – Integrante / Fabíola Dantas A. Nobre – Integrante / Beatriz Oliveira Valeri – Integrante / Rafaela Guilherme Monte Cassiano – Integrante / Sofia Muniz Alves Gracioli – Integrante / Luciana Cosentino-Rocha – Integrante / Maria Eduarda André Pedro – Integrante / Thatiane Vichiato Breda – Integrante / Doane Servidone – Integrante / Maria Luisa Dantas – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Bolsa.

Programa HC criança sem dor/ Childkind Initiative
 
Descrição: Identificar diferentes aspectos multidimensionais da dor em crianças e neonatos, avaliar as respostas de dor utilizando instrumentos validados para avaliação da dor e manejar a dor de acordo com protocolos sistematizados de intervenções farmacológcas e não-farmacológicas, que são baseados em evidências científicas. Para atingir este objetivo, serão realizadas inicialmente as seguintes etapas : Etapa 1: Sensibilização para a Pesquisa- Ação sobre dor e identiicação de colaboradores ( já realizada em janeiro de 2009); Etapa 2: Mapeamento da Dor Pediátrica no HCFMRP/USP; Etapa 3: Avaliar o conhecimento e as atitudes dos profissionais de saúde para avaliar e tratar a dor pediatrica no HCFMRP/USP; Etapa 4: Aumentar o conhecimento científico e fortalecer/modificar as atitudes dos profissionais de saúde com relação ao manejo da dor pediátrica. Etapa 5: Desenvolver políticas específicas para prevenção e tratamento da dor da criança no HCFMRP/USP.
Integrantes: Maria Beatriz Martins Linhares – Coordenador / Martinez F E – Integrante / Carolina Araújo Rodrigues Funayama – Integrante / Luzia Iara Pfeifer – Integrante / José Geraldo Speciali – Integrante / Ana Paula de Carvalho Panzeri Carlotti – Integrante / Fernanda Nascimento Pereira Doca – Integrante / Hélio Rubens Machado – Integrante / Yvone Avalloni M. V. de Andrade Vicente – Integrante / Jyrson Guilherme Klamt – Integrante / Luci Romero Grupioni Rossi – Integrante / Rafaela Guilherme Monte Cassiano – Integrante.
Financiador(es): Global Health Research Initiative – Canadian Institutes of Health Research – Outra.