O Programa Fortalecendo Laços foi desenvolvido no LAPREDES para promover o desenvolvimento infantil por meio de investimento na qualidade das interações mãe-criança na primeira infância.
Objetivo: Fortalecer as interações entre mães e crianças por meio de vídeo coaching remoto via smartphone, o que potencializa a sua implementação com uso da tecnologia para motivar os usuários e alcançar larga escala.
Diferencial: O grande diferencial do programa Fortalecendo Laços é que o videocoaching é realizado de forma à distância, que é um avanço na medida em que permite potencializar a abrangência do programa com o recurso da tecnologia.
População alvo: mães de crianças na fase de 2 a 6 anos de idade
Duração: 7 semanas
Componentes:
1º) uma sessão de observação da interação da díade mãe e criança durante uma situação de brincadeira livre e estruturada com um jogo adequado à idade da criança (15 minutos), filmada e acompanhada por um facilitador;
2º) Uma sessão presencial em grupo com as mães participantes para orientar e discutir sobre interações positivas entre mães e crianças (2 horas),
3º) Estratégia de videocoaching remoto. Videoclipes personalizados são enviados para o smartphone da mãe, sendo um a cada semana, contendo feedback positivo sobre a interação da díade mãe-criança. Cada videoclipe contém dois tipos de trechos combinados, a saber: partes com personagens animados, alternando com trechos dos vídeos individuais das mães participantes do programa interagindo com seu filho.
No total são enviados 6 videoclipes de forma personalizada, para cada mãe, sendo dois videoclipes de cada parâmetro positivo da interação (Responsividade, Reciprocidade e Diretividade adaptativa).
O projeto Fortalecendo Laços é apoiado pelo iLab Primeira Infância, uma iniciativa do Núcleo Ciência Pela Infância. O iLab faz parte do portfólio de inovação do FOI – Frontiers of Innovation, que é uma plataforma de pesquisa e desenvolvimento do Center on the Developing Child da Universidade de Harvard.
CONCEITOS ABORDADOS NO PROGRAMA
RECIPROCIDADE – Quando os pais agem com reciprocidade realizam uma atividade junto com a criança. Conversam, trocam ideias e buscam soluções sempre em conjunto. É uma parceria! Um ajudando ao outro. Lembre-se que a maneira como você age com o seu filho é um modelo para ele. As crianças copiam e imitam os adultos.
RESPONSIVIDADE – Pais responsivos são cuidadosos e amorosos mostram-se presentes e disponíveis às necessidades, falas e aos sinais das crianças. Ao agir com responsividade os pais encorajam a criança a continuar comunicando suas necessidades e seus interesses, o que irá auxiliá-la no seu desenvolvimento e na aprendizagem.
DIRETIVIDADE – Quando os pais agem com diretividade ajudam e ensinam a criança a avançar sem tirar a sua autonomia. Os pais podem ajudar com mais direção e exemplos, para depois a criança fazer sozinha. Cuidado para não fazer a atividade pela criança e tirar a oportunidade de aprendizado.

AUTORAS DO PROGRAMA FORTALECENDO LAÇOS

FUNDAMENTAÇÃO METODOLÓGICA DO PROGRAMA
O programa Fortalecendo Laços foi baseado no IDEAS framework , uma metodologia proposta pelo Frontiers of Innovation do Center on the Developing Child da Harvard University , para desenvolver, testar, implantar programas de intervenção para crianças e suas famílias.
Vídeos do Frontiers of Innovation – Center on the Developing Child-Harvard com depoimentos da Profa. Dra. Maria Beatriz Martins Linhares (Diretora do LAPREDES e coordenadora do Fortalecendo Laços)
No primeiro vídeo membros de equipes dos projetos que trabalharam com o IDEAS framework, incluindo a Profa. Dra. Maria Beatriz Linhares, explicam seu entendimento sobre esta metodologia aplicada nos projetos.
Outro princípio na estrutura do IDEAS é a Aprendizagem Compartilhada. Os projetos do portfólio de inovação do FOI – Frontiers of Innovation fazem parte da Rede FOI, uma comunidade de inovação, com oportunidades de aprendizado multidisciplinar entre programas e sites.
Saiba mais sobre a aprendizagem compartilhada no segundo vídeo em que integrantes das equipes dos projetos Bienestar en tu Embarazo (Bem-Estar na Sua Gravidez) do México e Fortalecendo Laços do Brasil discutem a importância do aprendizado compartilhado em suas intervenções.

EQUIPE – 2019-2020
Profa. Dra. Maria Beatriz Martins Linhares – Diretora do LAPREDES, Coordenação Geral do Projeto, Pesquisadora e Master Trainer
Profa. Dra. Elisa Rachel Pisani Altafim – Coordenadora da Implementação da Intervenção e pesquisa no campo, Pesquisadora, Facilitadora, Master Trainer
Profa. Dra. Cláudia Maria Gaspardo – Coordenadora da avaliação e pesquisa observacional, Pesquisadora, Facilitadora, Master Trainer
Rebeca Cristina de Oliveira – Psicóloga, Facilitadora e Master Trainer
Marina Dias Macedo de Melo Avezum – Psicóloga, Facilitadora e Apoio Administrativo
Fernanda Leite Ongilio – Psicóloga, Apoio técnico em pesquisa
Leonardo Tres Martinez – Bolsista de Atividades Científicas, tecnológicas e editores do videocoaching, discentes do curso de Informática Biomédica
Alessandra Ramires Souza Santos – Bolsista de Atividades Científicas, tecnológicas e editores do videocoaching, discentes do curso de Informática Biomédica
Victor Trinca Severino – Bolsista de Atividades Científicas, tecnológicas e editores do videocoaching, discentes do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação
EQUIPE DE PRODUÇÃO DOS MATERIAIS AUDIOVISUAIS (Templates e Pacote Gráfico; 2018)
Maria Fernanda Linhares (Gerente de projeto da Produção dos vídeos animados);
Bruno Cesar Jorri e Tiago Garcia de Souza (Animadores);
Leonardo Kary Francisconi (Ilustrador);
Caroline Bonani Pedroso (Locutora).
EQUIPE DE EDIÇÃO VIDEOCOACHING – 1º SEMESTRE DE 2019
Gabriela Cristina Silva Prado – Bolsista de Atividades Científicas, tecnológicas e editores do videocoaching, discentes do curso de Informática Biomédica
Leonardo Tres Martinez – Bolsista de Atividades Científicas, tecnológicas e editores do videocoaching, discentes do curso de Informática Biomédica
Náiron Aguila Galvez Siqueira – Bolsista de Atividades Científicas, tecnológicas e editores do videocoaching, discentes do curso de Informática Biomédica
