PROJETO DE PESQUISA

PROJETOS EM ANDAMENTO:

 Centro Brasileiro para o Desenvolvimento na Primeira Infância – FAPESP/FMCSV 

Descrição: Esta proposta visa lançar o Centro Brasileiro para o Desenvolvimento na Primeira Infância (BCECD) que irá: i) realizar pesquisa original na área de mensuração do desenvolvimento da primeira infância (DPI); ii) desenvolver um aplicativo (app) para integrar e armazenar dados sobre o desenvolvimento infantil de diferentes fontes; iii) disseminar o aplicativo entre os trabalhadores do setor público e iv) organizar cursos e oficinas de e-learning para profissionais do setor público, estudantes (do ensino médio ao doutorado) e pais sobre o papel crucial do DPI nos resultados posteriores da vida. O componente de pesquisa enfocará diferentes formas de mensuração de DPI para aumentar a eficácia dos programas de visitas domiciliares e a avaliação de intervenções destinadas a melhorar as habilidades dos pais para promover o cuidado integral. Começaremos com um piloto em um município nos primeiros três anos, onde combinaremos os instrumentos existentes, como os da Caderneta de Saúde da Criança (CSC), com dados administrativos de saúde e educação. A plataforma de dados com informações de nível individual dessas diferentes fontes estará acessível a todos os gestores do setor público que implementam os programas de visitas domiciliares no Brasil, para ajudar a aumentar o impacto e melhorar o desenvolvimento infantil em escala, com foco na promoção da equidade. O BCECD seguirá uma nova coorte de crianças nascidas no município usando o novo número de identificação nacional oficial (o número do Cadastro de Pessoas Físicas – CPF) para avaliar os efeitos do monitoramento do desenvolvimento dessas crianças, ao mesmo tempo em que capacita os profissionais de saúde a acessar esses dados individuais sobre saúde e os indicadores de educação. O impacto dessas ações sobre o desenvolvimento infantil será avaliado usando uma metodologia de diferença em diferenças com controle sintético, comparando as diferenças nos resultados de saúde e educação entre coortes nascidas antes e depois da intervenção no município, com as mesmas diferenças no grupo de controle sintético formado por outros municípios. O BCECD também irá coletar medidas biológicas, tais como padrões de sono, redes neurais funcionais, escores de risco poligênico e marcadores epigenéticos, como o relógio de aceleração de idade, para examinar sua correlação com as medidas da CSC e sua evolução ao longo do ciclo de vida. Após a intervenção principal, também implementaremos intervenções específicas e complementares para melhorar as habilidades de pais e profissionais de diferentes setores que estão próximos das famílias durante esses períodos sensíveis do desenvolvimento do cérebro (desde o pré-natal até os 6 anos de idade). Em especial, nós realizaremos intervenções com os Agentes Comunitários de Saúde e avaliaremos o impacto seus impactos nas medidas de DPI usando ensaios clínicos randomizados. Nós também avaliaremos a qualidade das creches e do ambiente nas vias públicas perto das creches e examinaremos seu impacto no desenvolvimento infantil.

 

Programa de intervenção baseado em evidência científica com enfoque na Parentalidade Positiva e Prevenção violência contra crianças: Formação, Nucleação e Pesquisa

 

Descrição: A presente pesquisa tem por objetivo geral avaliar a implementação e eficácia do programa ACT para Educar Crianças em Ambientes Seguros no contexto de políticas públicas e integra os dois estudos seguintes:  Estudo 1. Objetivo: analisar a usabilidade e efetividade do Treinamento de Facilitadores do Programa ACT, por meio de medidas de autorrelato e de observação sobre o desempenho do facilitador para aplicar o programa com fidelidade no âmbito de políticas públicas. Amostra: 224 servidores públicos profissionais das áreas da Assistência Social, Saúde e Educação, que serão treinados como facilitadores do Programa ACT. Estudo 2. Objetivo: examinar a eficácia do Programa ACT de intervenção preventiva universal de violência intrafamiliar contra crianças na primeira infância, implementado no âmbito de políticas públicas, para melhorar as práticas parentais, senso de competência parental e reduzir problemas de comportamento das crianças. Amostra: 3.000 pais ou cuidadores principais com função parental de crianças até seis anos de idade (GI, n = 1.500; GC, n = 1.500). 

Financiador(es): FAPESP

 

Estudo de viabilidade do modelo de rastreamento de riscos e recursos no desenvolvimento de crianças na primeira infância.

Descrição: Examinar a viabilidade de um modelo de rastreamento de riscos e recursos do desenvolvimento infantil na primeira infância, avaliando-se o desenvolvimento e comportamento de crianças na primeira infância e indicadores maternos e da família, e verificar as associações entre indicadores do desenvolvimento infantil e riscos familiares e recurso materno. Amostra: 100 mães de crianças de 1 mês a 5 anos e 5 meses, no mínimo, da população geral, recrutadas por meio remoto em fontes diversas, tais como: contatos com escolas; núcleos de saúde da família; meios de comunicação, entre outros. Procedimentos: Os dados serão coletados de forma remota. A avaliação do desenvolvimento da criança será realizada por meio do Survey of Well-being of Young Children – SWYC. O indicador de depressão materna será avaliado pelo PHQ-9 – Patient Health Questionnaire, o histórico de adversidades na infância pelo The Adverse Childhood Experience – ACE e o senso de competência parental pelo PSOC – Parenting Sense of Competence Scale. O nível socioeconômico será avaliado pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa – ABEP. O tratamento estatístico dos dados incluirá a análise estatística descritiva e a análise de regressão linear múltipla para o exame de associações entre a variável predita (desenvolvimento e comportamento infantil) e as variáveis preditoras (da criança [sexo, idade] e da mãe [características sociodemográficas e indicador de depressão]). Será também examinado o efeito moderador das variáveis maternas de histórico de adversidades na infância materna e senso de competência parental. O nível de significância adotado será de 5%.  

Financiador(es): CAPES

 

Fortalecendo Laços: Avaliação do programa de intervenção em práticas educativas parentais e interação pais e filhos

Descrição: O Programa Fortalecendo Laços tem por objetivo desenvolver habilidades maternas orientadas para qualificar positivamente as interações entre as mães e os seus filhos em diferentes situações do contexto familiar, visando a promoção do desenvolvimento da criança na primeira infância (2 a 6 anos). O programa prevê trabalhar os conteúdos com as mães sob a forma presencial e por meio do envio de mensagens em videoclipes no smartphone das mães (Videocoaching à distância). O projeto Fortalecendo Laços foi apoiado pelo iLab Primeira Infância, uma iniciativa do Núcleo Ciência Pela Infância com apoio de Omidyar Network, Instituto Natura e Instituto Sonho Grande. O iLab faz parte do portfólio de inovação do FOI ? Frontiers of Innovation, que é uma plataforma de pesquisa e desenvolvimento do Center on the Developing Child da Universidade de Harvard. OBJETIVO: Desenvolver habilidades parentais orientadas para interações positivas entre as mães e crianças no contexto familiar. FOCO: Promoção do desenvolvimento da criança na primeira infância (2 a 6 anos). ESTRATÉGIA: Uma sessão presencial em grupo e envio de mensagens e 6 videoclipes por smartphone (Videocoaching à distância). Os vídeosclipes incluem animações e vídeos personalizados de cada participante do programa, com feedback positivo sobre a interação mae-criança, por meio de legendas e emojis. Inclui duas visitas domiciliares para filmar as interações entre mãe e criança. Atualmente está sendo desenvolvido um estudo avançado RCT. Fase 1 realizada de 2016-2018 (Piloto) e Fase 2 de 2019-2020 (RCT). 

Alunos envolvidos: Graduação: (1)

PROJETOS CONCLUÍDOS:

Impacto diferencial do nascimento pré-termo, risco clínico neonatal e estresse inicial no desenvolvimento, temperamento e comportamento: avaliação e intervenção

Descrição: Objetivo geral: examinar as relações entre o nascimento prematuro extremo, alto risco neonatal e estresse experimentado em contexto inicial de desenvolvimento e indicadores de desenvolvimento, temperamento e comportamento nos três primeiros anos de idade. Além disso, visa examinar a efetividade de programa de intervenção para promover práticas educativas positivas e prevenir problemas de desenvolvimento em crianças nascidas pré-termo e para promover a autorregulação e comportamento adaptativo posterior. Objetivos específicos: a) Comparar indicadores de temperamento e comportamento de crianças nascidas pré-termo e crianças nascidas a termo nos três primeiros anos de idade; b) Comparar indicadores de temperamento e comportamento, nos três primeiros anos de idade, de crianças nascidas pré-termo, em grupos diferenciados, respectivamente, pelo nível de prematuridade, pela presença de retinopatia da prematuridade e broncodisplasia pulmonar; c) Examinar as relações entre as condições de prematuridade, fatores clínicos associados, estresse neonatal, indicadores de temperamento e o comportamento da criança nos três primeiros anos de idade; d) Comparar o desenvolvimento inicial de crianças nascidas pré-termo com alto risco neonatal (com hemorragia intracraniana) com crianças nascidas a termo (grupo controle), no primeiro ano de idade; e) Examinar os fatores preditores do desenvolvimento inicial para paralisia cerebral, em amostra de crianças nascidas pré-termo com alto risco neonatal; f) avaliar a efetividade de um programa de intervenção de práticas educativas parentais positivas, aplicado em mães de crianças nascidas pré-termo. Metodologia: Serão realizados três estudos para atingir os objetivos específicos. A amostra total do presente projeto incluirá em torno de 200 crianças nascidas pré-termo, que passaram por internação na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN-HCFMRP-USP) e fazem parte do programa de follow-up de prematuros, e suas respectivas mães. Sub-amostras serão analisadas de acordo com os respectivos objetivos específicos. O projeto conta com aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Os problemas de desenvolvimento das crianças serão avaliados pela Bayley-III e GM – General Movements. Os problemas de comportamento serão avaliados pelo CBCL-Child Behavior Checklist e o temperamento da criança, pelo ECBQ – Early Childhood Behavior Questionnaire, e o temperamento da mãe, pelo ATQ- Adult Temperament Questionnaire, por meio de entrevistas com as mães. Para avaliação do estresse neonatal durante a internação na UTIN será utilizado o NISS – Neonatal Infant Stressor Scale. A história de saúde, do nascimento até o momento das avaliações das crianças, será obtida por meio da análise documental de prontuários médicos/enfermagem. Na intervenção com as mães será utilizado o Programa ACT – Parents Raising Safe Kids/ACT – Para educar Crianças em Ambientes Seguros da American Psychological Association. Na avaliação dos momentos antes e depois dos programas de intervenção serão utilizados os ECBQ e CBCL, assim como a avaliação do temperamento materno (ATQ – Adult Temperament Questionnaire) e das práticas educativas maternas (Avaliação ACT e PAFAS- Parenting and Families Adjustment Scales). Serão processadas as análises estatísticas descritiva, correlacional e inferencial. Para atender aos objetivos de comparação entre grupos serão utilizados os testes ANOVA/t-independente de Student ou Qui-Quadrado. Nas comparações intragrupo serão utilizados os testes t-pareado. Na análise de predição serão realizadas as regressões linear múltipla ou logística (dependendo natureza da variável de desfecho), com análises prévias de correlação e multicolinearidade. Os dados serão analisados pelo SPSS (versão 23.0); nível de significância p≤ 0,05..

Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Maria Beatriz Martins Linhares – Coordenador / Renata Freitas Martins Zorzenon – Integrante / CASSIANO, RAFAELA G. M. – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

 

Avaliação da eficácia de um programa de intervenção preventiva em práticas educativas parentais

Descrição: O presente projeto engloba dois estudos interligados sobre intervenção universal sobre práticas educativas parentais para prevenção de violência e maus tratos. Um dos estudos visa avaliar a eficácia do Programa ACT para Educar Crianças em Ambientes Seguros para prevenção do tipo universal de maus tratos na infância no contexto familiar. O segundo estudo focalizará a aplicação do programa ACT em contextos de escolas públicas e privadas, visando trabalhar com amostras de famílias de diferentes níveis socioeconômicos. Além disso, serão analisadas as adaptações necessárias para a validação do ACT em amostras brasileiras.

Coordenadora:  Profa. Dra Maria Beatriz Martins Linhares Integrantes: Elisa Rachel Pisani Altafim / Maria Eduarda André Pedro / Lúcia Williams /  Júlia Silva.
Financiador(es): American Psychological Association – Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Bolsa.


Avaliação de indicadores de temperamento e comportamento em crianças nascidas pré-termo na fase de 18 a 36 meses

Descrição: Avaliar indicadores de temperamento e comportamento de crianças nascidas pré-termo na fase de 18 a 36 meses, assim como examinar a associação desses indicadores entre si e com o temperamento materno. A amostra elegível para o estudo inclui 80 crianças nascidas pré-termo (< 37 semanas de idade gestacional) e muito baixo peso (<1.500g) com idade entre 18 a 36 meses, de ambos os sexos, e suas respectivas mães..

Integrantes: Maria Beatriz Martins Linhares – Coordenador / Cláudia Maria Gaspardo – Integrante / Fabíola Dantas A. Nobre – Integrante / Sofia Muniz Alves Gracioli – Integrante / Luciana Cosentino-Rocha – Integrante / Maria Eduarda André Pedro – Integrante / CASSIANO, R.G.M. – Integrante / Milena Fernandes Mata – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.


Temperamento, Atenção e Comportamento nos Processos Regulatórios do Desenvolvimento de Crianças Nascidas Pré-Termo

Descrição: Objetivo geral: Caracterizar e relacionar indicadores de temperamento, comportamento, cognição e atenção de crianças nascidas pré-termo com história de risco neonatal, visando compreender os processos regulatórios do seu desenvolvimento nas fases pré-escolar e escolar, contextualizados por variáveis pessoais da criança e da família. O projeto envolve três estudos com objetivos, amostras e procedimentos específicos, que serão integrados. Estudo 1: Objetivos específicos: a) Comparar dois grupos de crianças nascidas pré-termo, sendo um Pré-termo Extremo (< 30 semanas de idade gestacional-IG) e Pré-termo Moderado ≥ 32 semanas IG), quanto aos indicadores de temperamento e comportamento na fase de 18 a 36 meses; b) Avaliar o efeito preditor do nascimento prematuro extremo das características de temperamento da criança e da mãe, assim como os indicadores do cuidado diário materno, no comportamento da criança.  Estudo 2: Objetivos específicos: a) Avaliar o temperamento de crianças na fase de 18-36 meses, por meio de questionários aplicados com as mães e da observação direta do comportamento da criança em uma situação de interação mãe-criança; b) Comparar os indicadores do temperamento de crianças nascidas pré-termo com os das crianças nascidas a termo. Projeto colaborativo com M. Gartstein (Washington State University/USA) e S. Putnan (Bowdoin College/USA): Toddlers and their Developmental Niche: Eploring parental perce.

Integrantes: Maria Beatriz Martins Linhares – Coordenador / Martinez F E – Integrante / Cláudia Maria Gaspardo – Integrante / Fabíola Dantas A. Nobre – Integrante / Beatriz Oliveira Valeri – Integrante / Rafaela Guilherme Monte Cassiano – Integrante / Sofia Muniz Alves Gracioli – Integrante / Luciana Cosentino-Rocha – Integrante / Maria Eduarda André Pedro – Integrante / Thatiane Vichiato Breda – Integrante / Doane Servidone – Integrante / Maria Luisa Dantas – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Bolsa.


Programa HC criança sem dor/ Childkind Initiative

Descrição: Identificar diferentes aspectos multidimensionais da dor em crianças e neonatos, avaliar as respostas de dor utilizando instrumentos validados para avaliação da dor e manejar a dor de acordo com protocolos sistematizados de intervenções farmacológcas e não-farmacológicas, que são baseados em evidências científicas. Para atingir este objetivo, serão realizadas inicialmente as seguintes etapas : Etapa 1: Sensibilização para a Pesquisa- Ação sobre dor e identiicação de colaboradores ( já realizada em janeiro de 2009); Etapa 2: Mapeamento da Dor Pediátrica no HCFMRP/USP; Etapa 3: Avaliar o conhecimento e as atitudes dos profissionais de saúde para avaliar e tratar a dor pediatrica no HCFMRP/USP; Etapa 4: Aumentar o conhecimento científico e fortalecer/modificar as atitudes dos profissionais de saúde com relação ao manejo da dor pediátrica. Etapa 5: Desenvolver políticas específicas para prevenção e tratamento da dor da criança no HCFMRP/USP.

Integrantes: Maria Beatriz Martins Linhares – Coordenador / Martinez F E – Integrante / Carolina Araújo Rodrigues Funayama – Integrante / Luzia Iara Pfeifer – Integrante / José Geraldo Speciali – Integrante / Ana Paula de Carvalho Panzeri Carlotti – Integrante / Fernanda Nascimento Pereira Doca – Integrante / Hélio Rubens Machado – Integrante / Yvone Avalloni M. V. de Andrade Vicente – Integrante / Jyrson Guilherme Klamt – Integrante / Luci Romero Grupioni Rossi – Integrante / Rafaela Guilherme Monte Cassiano – Integrante.
Financiador(es): Global Health Research Initiative – Canadian Institutes of Health Research – Outra.