No dia 21 de novembro de 2018 foi realizada a defesa de doutorado da aluna Nátali Castro Antunes Caprini Oliveira, com tese intitulada por “Avaliação da dor e do estresse em crianças hospitalizadas em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica”, referente ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Maria Beatriz Martins Linhares.
Toda a equipe LAPREDES parabeniza Nátali pela dedicação e comprometimento em sua trajetória de pesquisa! Que venham novas conquistas, muito sucesso sempre!
Na data de 07 de novembro de 2018 foi realizada importante Audiência Pública no Plenário da Câmara de Ribeirão Preto, cujo objetivo consistiu em fomentar discussões sobre diretrizes para elaboração de um Plano Municipal pela Primeira Infância. Nesta ocasião, houve a participação de diversas autoridades e especialistas, dentre os quais a Prof.ª Maria Beatriz Martins Linhares, professora Livre-Docente do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da FMRP-USP e do Laboratório de Pesquisa em Prevenção de Problemas de Desenvolvimento e Comportamento da Criança (LAPREDES), e Núcleo de Ciência pela Infância, representando a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.
Confira! A audiência, com mais informações e em vídeo, está disponível pelo link abaixo:
Audiência pela Primeira Infância reúne importante público.
Integrantes do LAPREDES participaram do 26º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP), o qual ocorreu em setembro de 2018. O LAPREDES foi representado por duas alunas de diferentes cursos de graduação da FMRP-USP, as quais participam de Iniciação Científica com bolsa PUB-USP, são elas:
Bianca Chiodi Louzávio Oliveira: graduanda em Terapia Ocupacional; e
Elisa Leithold: graduanda em Psicologia.
Bianca apresentou “Interação mãe-criança em situação lúdica livre: efetividade do programa Fortalecendo Laços” e Elisa “Relatos de mães de crianças prematuras participantes de uma intervenção para fortalecer práticas parentais positivas”. Parabéns, meninas!!!
Confira as fotos!!!
A Equipe LAPREDES participou do European Pediatric Psychology Conference (EPPC) 2018, o qual foi realizado na cidade de Ghent, na Bélgica, em setembro de 2018. Prestigiaram a este evento a coordenadora Prof.ª Dr.ª Maria Beatriz Martins Linhares, a pós-doutoranda Cláudia Maria Gaspardo e a doutoranda Nátali Castro Antunes Caprini Oliveira. O LAPREDES foi o único representante do Brasil e contribuiu com a apresentação de trabalhos, sendo uma apresentação oral e cinco na modalidade de pôster. Ademais, um destes trabalhos foi indicado a concorrer ao prêmio de melhor pôster!
Também é importante mencionar que estiveram envolvidos na elaboração dos trabalhos apresentados os pesquisadores: Ana Cláudia Matsuda Castro; Carolina Cruvinel Sandoval; Elisa Rachel Pisani Altafim; Francine Belotti da Silva; Leopoldo Fernando Moura Campos Angerami; Marília Souza Silva Branco; Nathália de Figueiredo Silva; Rafaela Guilherme Monte Cassiano; e Sofia Muniz Alves Gracioli.
Parabéns, LAPREDES!!!
Confira algumas fotos:
Sempre em busca de aprimorar conhecimentos, a Equipe LAPREDES marcou presença no International Congress of Infant Studies (ICIS)/ XXI ICIS Biennial Congress, o qual foi realizado na cidade de Philadelphia, USA, em julho de 2018. Prestigiaram a este evento a coordenadora Prof.ª Dr.ª Maria Beatriz Martins Linhares, a pós-doutoranda Cláudia Maria Gaspardo, a doutora e pesquisadora Elisa Rachel Pisani Altafim e as mestrandas Carolina Beatriz Savegnago Martins e Juliana Cunha de Lima Rodrigues. O LAPREDES contribuiu com a apresentação de trabalhos, tendo recebido três importantes prêmios, o que reforça o merecido reconhecimento de nossas pesquisadoras! Responsabilidade, dedicação e seriedade representam um bom resumo do trabalho criterioso e cuidadoso desenvolvido por aqui! Parabéns à equipe LAPREDES!!!
Confira algumas fotos:
A docente e coordenadora do LAPREDES, Prof.ª Dr.ª Maria Beatriz Martins Linhares, participou de entrevista concedida ao Jornal da USP, em 28 de junho de 2018, a qual foi intitulada por “Separação de pais e filhos pode criar traumas”. Nesta ocasião, discutiu-se sobre como experiências de estresse tóxico podem impactar prejudicialmente o desenvolvimento de crianças, bem como foram analisadas semelhanças entre aspectos da separação familiar de imigrantes nos EUA e as situações enfrentadas por crianças no Brasil em condições de risco e vulnerabilidade.
Confira a entrevista na íntegra por meio do link abaixo:
https://jornal.usp.br/atualidades/separacao-de-pais-e-filhos-pode-criar-traumas/
A docente e coordenadora do LAPREDES, Prof.ª Dr.ª Maria Beatriz Martins Linhares, concedeu uma entrevista recente ao Jornal da USP, em data de 07 de agosto de 2018, a qual foi intitulada “Traumas na infância podem ser velados e a família não perceber”. A entrevista aborda sobre o que se entende por eventos estressores e estresse tóxico e como estas experiências podem ameaçar o desenvolvimento de crianças. Também, trata da importância do ambiente familiar e a busca de recursos preventivos e interventivos em prol da proteção de crianças e seu desenvolvimento.
Para mais detalhes, confira a entrevista na íntegra, clicando no link abaixo: