projeto

Orientações


Orientações em andamento

 

Pós-doutorado

01.
unnamedCláudia Maria Gaspardo.
O uso da sacarose no alívio da dor neonatal e desenvolvimento em crianças nascidas pré-termo. Início: 2014. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

 

Tese de doutorado

06.

unnamedSofia Gracioli Alves.

As práticas educativas maternas, temperamento e os problemas de comportamento em crianças na idade pré-escolar. 2015. Tese (Psicologia) – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.

05.

unnamedNátali Castro Antunes Caprini Oliveira.

Dor e estresse em crianças internadas em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. 2015. Tese (Saúde Mental) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.

04.
unnamedElisa Rachel Pisani Altafim.
Avaliação da eficácia de um programa de intervenção preventiva em práticas educativas parentais. Início: 2014. Tese (Doutorado em Saúde Mental) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
03.
unnamedRafaela Guilherme Monte Cassiano.
Impacto do risco neonatal e do temperamento no comportamento de crianças nascidas pré-termo na fase pré-escolar. Início: 2014. Tese (Doutorado em Saúde Mental) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
02.
unnamedRenata Freitas Martins.
Avaliação do desenvolvimento de bebês prematuros de alto risco para detecção precoce da paralisia cerebral. Início: 2014. Tese (Doutorado em Saúde Mental) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
01.
unnamedMartina Estevam Brom Vieira.
Qualidade de vida de pré-escolares: influência interativa da prematuridade e do gênero. Início: 2014. Tese (Doutorado em Saúde Mental) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.

 

Dissertação de mestrado

04.
unnamedFrancine Belotti da Silva.
Intervenção Preventiva em Práticas educativas parentais aplicado a mães de crianças nascidas pré-termo na primeira infância. 2016. Dissertação (Psicologia em desenvolvimento e saúde) – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
03.

unnamedCarolina Beatriz Savegnago Martins.

Indicadores de temperamento e comportamento em crianças nascidas pré-termo em comparação a crianças nascidas a termo, na fase de 18 a 36 meses de idade. 2016. Dissertação (Psicologia em desenvolvimento e saúde) – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.

02.
unnamedDoane Sábio Servidone.
Indicadores cognitivos, de atenção e de comportamento em crianças nascidas pré-termo na trajetória de desenvolvimento. 2016. Dissertação (Psicologia em desenvolvimento e saúde) – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
01.

unnamedJuliana Cunha de Lima Rodrigues.

Desenvolvimento inicial de bebês nascidos pré-termo de alto risco em comparação a bebês nascidos a termo. 2016. Dissertação (Psicologia em desenvolvimento e saúde) – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.

Iniciação científica

06.
Leopoldo Fernando Moura Campos Angerami.
Comportamentos de estresse e reatividade à dor em crianças internadas em Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico. 2016. Iniciação científica (Medicina) – Universidade de São Paulo. Orientador: maria Beatriz martins Linhares.
05.

Jéssica da Costa Valdrighi.

Impacto diferencial do nascimento pré-termo, risco clínico neonatal e estresse inicial do desenvolvimento, temperamento e comportamento de crianças: avaliação e intervenção preventiva. 2016. Iniciação científica (Terapia Ocupacional) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.

04.
Natalia Sartori.
Impacto diferencial do nascimento pré-termo, risco clínico neonatal e estresse inicial do desenvolvimento, temperamento e comportamento de crianças: avaliação e intervenção preventiva. 2016. Iniciação científica (Fisioterapia) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
03.
Maria Luísa Marzola Dantos.
Temperamento, Atenção e Comportamento nos Processos Regulatórios do Desenvolvimento de Crianças Nascidas Pré-Termo. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) – Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Ribeirão Preto USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz Martins linhares.
02.
Guilherme Cordaro Bucker Furini.
Avaliação de Indicadores de Temperamento e Comportamento em Crianças Nascidas Pré-Termo na Fase de 18 a 36 Meses. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Medicina) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Beatriz Martins linhares.
01.
Larissa Kimiê Takaara.
Avaliação do Desenvolvimento de Bebês Prematuros de Altoo Risco para Detecção Precoce da Paralisia Cerebral. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Fiisioterapia) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP. Orientador: Maria Beatriz Martins linhares.

Orientações de outra natureza

02.

Carolina Cruvinel Sandoval – Treinamento Técnico em Pesquisa.

Vulnerabilidade e proteção em crianças pré-termo: práticas educativas e prevenção de problemas de comportamento. 2016. Orientação de outra natureza (Psicologia) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.

01.
Marília Souza Silva Branco- Treinamento Técnico em Pesquisa.
Vulnerabilidade e proteção em crianças pré-termo: práticas educativas parentais e prevenção de problemas de comportamento. 2016. Orientação de outra natureza (Psicologia) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.

Orientações  concluídas

 

Pós-doutorado

02.
Cibele Kayenne Martins Roberto Formiga.
Curva de Desenvolvimento Motor de Bebês Nascidos Pré-Termo. 2009. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
01.
Maria Aparecida Crepaldi.
Saúde Mental da Criança: risco, proteção e prognóstico em população vulnerável para transtornos de desenvolvimento e comportamento. 2008. Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Maria Beatriz Martins Linhares.

 

Tese de doutorado

17.
Fabíola Dantas Andréz Nobre Arantes de Carvalho.
Cognição, atenção, temperamento e comportamento em crianças nascidas pré-termo na fase pré-escolar. 2015. Tese (Psicologia) – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
16.
Beatriz Oliveira Valeri.
Reatividade biocomportamental à dor e regulação em neonatos pré-termo sob intervenção de sacarose e risco clínico neonatal. 2015. Tese (Saúde Mental) – FMRPUSP. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
15.
Beatriz Oliveira Valeri.
Reatividade à dor em neonatos pré-termo sob intervenção de sacarose, em grupos diferenciados pelo risco clínico neonatal. Início: 2014. Tese (Doutorado em Saúde Mental) – FMRPUSP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
14.
Fabíola Dantas Nobre Andrez de Carvalho.
Temperamento, comportamento e atenção em crianças nascidas pre-termo. Início: 2014. Tese (Doutorado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Ribeirão Preto USP. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
13.
Fernanda Nascimento Doca.
A dor pediátrica no contexto de internação em hospitais públicos de Brasília-DF. 2014. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de Brasília. Coorientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
12.
Cláudia Maria Gaspardo.
Alívio de dor em neonatos pré-termo:avaliação da eficácia do uso continuado de sacarose. 2010. 0 f. Tese (Doutorado em Saúde Mental) – FMRPUSP, . Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
11.
Luciana Leonetti Correia.
Dor, temperamento e problemas de comportamento em crianças com queixas de dor de cabeça. 2010. Tese (Doutorado em Saúde Mental) – FMRPUSP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
10.
Cibele Kayenne Martins Roberto Formiga.
Detecção de risco para problemas no desenvolvimento de bebês pré-termo no primeiro ano. 2009. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Saúde Mental) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
09.
Vivian Caroline Klein.
Reatividade à dor no período neonatal, temperamento e comportamento na trajetória inicial de desenvolvimento de crianças nascidas prematuras. 2009. Tese (Doutorado em Saúde Mental) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
08.
Margaret Rose Santa Maria Mengel.
“Vigilância do Desenvolvimento” em programa de saúde da família: triagem para detecção de risco para problemas de desenvolvimento em crianças. 2007. Tese (Doutorado em Saúde Mental) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
07.
Erika da Silva Ferrão.
Fatores afetivo-motivacionais e comportamentais do desempenho de crianças em provas assistidas de habilidades cognitivas: uma proposta de avaliação. 2007. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
06.
Gisele Maria Couto.
Estado Nutricional relativo ao ferro,alguns indicadores nutricionais e desempenho cognitivo e comportamental, na fase pré-escolar de uma coorte de crianças nascidas prematuramente. 2006. Tese (Doutorado em SAUDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE) – FMRPUSP, . Coorientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
05.
Ana Emília Vita Carvalho.
Indicadores emocionais maternos e intervenção psicológica durante a internação do bebê pré-termo em UTI Neonatal. 2005. Tese (Doutorado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Ribeirão Preto USP, . Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
04.
Maria Beatriz Machado Bordin.
Desenvolvimento psicológico na fase escolar de crianças ex-prematuras, diferenciadas quanto ao risco clínico neonatal. 2005. Tese (Doutorado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Ribeirão Preto USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
03.
Adriana Moraes Leite.
Efeitos da amamentação materna sobre as respostas de estresse relacionadas à dor durante a coleta de sangue para o teste do pezinho em recém-nascidos a termo.
2005. Tese (Doutorado em Enfermagem Materno-Infantil) – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, . Coorientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
02.
Flávia Helena Pereira Padovani.
Indicadores emocionais de ansiedade, disforia e depressão e verbalizações maternas acerca do bebê, da amamentação e maternidade em mães de bebês nascidos pré-termo de muito baixo peso, durante a hospitalização do bebê e após a alta, comparadas a mães de bebês nascidos a termo.
2005. Tese (Doutorado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Ribeirão Preto USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
01.
Angela Colleto Morales Escolano.
Fatores de risco e proteção de desenvolvimento de escolares de primeira à quarta série do ensino fundamental.
2004. Tese (Doutorado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Ribeirão Preto USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.

 

Dissertação de mestrado

27.
Maria Eduarda André Pedro.
Programa ACT – Para Educar Crianças em Ambientes Seguros para promover práticas educativas maternas positivas em diferentes contextos socioeconômicos
Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Ribeirão Preto USP. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
26.
Nátali Castro Antunes Caprini Oliveira.
A técnica da distração no alívio da dor em crianças hospitalizadas: um ensaio clínico randomizado. 2014. Dissertação (Mestrado em Saúde Mental) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
25.
Daniela More Gorzilio.
Desenvolvimento neurocomportamental em neonatos pré-termo hospitalizados relacionado com indicadores de estresse e dor. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Ribeirão Preto USP. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
24.
Ana Claudia Matsuda.
Influências dos Aspectos Afetivos Maternos na Percepção da Dor e Qualidade de Vida da Criança Hospitalizada. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
23.
Sofia Gracioli.
Temperamento e comportamento em crianças nascidas pré-termo extremo na pré-escolar. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde Mental) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
22.
Luciaa Cosentino Rocha.
Temperamento de crianças nascidas pré-termo diferenciadas pelo gênero. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde Mental FMRP-USP) – FMRPUSP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
21.
Martina Estevam Brom Vieira.
Desenvolvimento e Qualidade de Vida de Crianças Nascidas Pré-Termo: Estudo Longitudinal da Fase Neonatal a Idade pré-escolar. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Saúde Mental) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
20.
Rafaela Guilherme Monte Cassiano.
Avaliação do temperamento em crianças: metodologia combinada de heterorrelato e observação do comportamento em situação de interação. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
19.
Beatriz Oliveira Valeri.
Padrões biocomportamentais de reatividade à dor e autoorregulação em neonatos pré-termo. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde Mental FMRP-USP) – FMRPUSP, fundação de apoio à pesquisa do estado de São Paulo. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
18.
Valeria Mendes Pereira.
Indicadores do desenvolvimento psicológico das crianças com infecção congênita por citomegalovírus assintomática. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
17.
Paula Stefaneli Ziotti Gabriel.
Desenvolvimento neurocomportamental de bebês prematuros avaliados na fase de 32 a 37 semanas de idade pós-concepcional. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Fislosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP, . Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
16.
Juliana Tomazatti Chimello.
Padrões de reatividade à dor e recuperação em neonatos pré-termo. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde Mental) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
15.
Cláudia Maria Gaspardo.
Dor em neonatos pré-termo em Unidade Terapia Intensiva Neonatal: avaliação e intervenção com sacarose. 2006. Dissertação (Mestrado em Saúde Mental) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP, fundação de apoio à pesquisa do estado de São Paulo. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
14.
Luciana Leonetti Correia.
Conteúdos verbais de mães de bebês pré-termo internados em UTI Neonatal, diferenciadas quanto a indicadores clínicos emocionais de ansiedade e depressão. 2005. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Saúde Mental) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
13.
Vivian Caroline Klein.
Interação entre mães e crianças pré-escolares nascidas pré-termo e com muito baixo peso em situações lúdica e de ensino. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Saúde Mental) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
12.
Stella Maris Pereira Corrêa.
Manejo comportamental e ambiental em UTI Neonatal na perspectiva do desenvolvimento: programa de intervenção em Cuidado Desenvolvimental. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
11.
Fabíola Dantas Andrèz Nobre.
Indicadores do desenvolvimento de crianças nascidas pré-termo de muito baixo peso nos dois primeiros anos de vida. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
10.
Daniela Vincci Lopes.
Comportamento exploratório de bebês pré-termo e muito baixo peso diferenciados quanto ao risco no desenvolvimento, em situação de brincar com e sem a mediação materna. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
9.
Sílvia Helena Tortul Ferriolli.
Indicadores de potencial cognitivo de crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem, obtidos através da avaliação assistida. 2001. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
8.
Adriana Aparecida Gera.
Estratégias de perguntas de busca de informação na resolução de problemas em situação de avaliação assistida de crianças com queixa de dificuldades de aprendizagem. 2001. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
7.
Iralúcia Maria Bertini Martins.
Crianças nascidas pré-termo e muito baixo peso, na fase pré-escolar: história de desenvolvimento, comportamento e mediação materna. 2001. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
6.
Stephânia Cottorello Vitorino.
Interações entre crianças hospitalizadas e psicóloga no atendimento psicopedagógico em Enfermaria de Pediatria. 2001. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
5.
Ana Emília Vita Carvalho.
Sobrevivência e qualidade de vida: história de desenvolvimento, aprendizagem e adaptação psicossocial de crianças nascidas pré-termo e com muito baixo peso ( <1500g) em comparação com crianças nascidas a termo. 2000. Dissertação (Mestrado em Saúde Mental) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
4.
Ângela Coletto Morales Escolano.
Avaliação assistida em situação de resolução de problemas na predição do desempenho escolar de crianças de primeira série do primeiro grau. 2000. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
3.
Maria Beatriz Machado Bordin.
Aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais na fase escolar de crianças nascidas baixo peso: estudo comparativo entre crianças muito baixo peso (<1500g) e crianças baixo peso limítrofe (2000 a 2500g). 2000. Dissertação (Mestrado em Saúde Mental) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
2.
Margaret Rose Santa Maria.
Avaliação cognitiva assistida de crianças com indicação de dificuldade de aprendizagem escolar e deficiência mental. 1999. Dissertação (Mestrado em Saúde Mental) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
1.
Valéria Silva de Lima.
Programa Ensino Alternativo da Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia: caracterização do funcionamento e concepções das professoras. 1999. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.

 

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização

 

12.

Marília Souza Silva Branco.

A teoria do Ecobiodesenvolvimento de Shonkoff:  O estresse tóxico e o impacto no desenvolvimento humano. 2015. Monografia (Aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde) – Hospital das Clínicas da FMRP-USP. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.

 

11.

Carolina Beatriz Savegnago Martins.

O processo da autorregulação no desenvolvimento de crianças. 2014. Monografia (Aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde) – Hospital das Clínicas da FMRP-USP. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.

 

10.

Kaynara Maria Chenini Motta.
Perfil das gestantes usuárias de álcool/drogas e os efeitos na saúde e desenvolvimento dos filhos. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia do Desenvolvimento na área da Saúde) – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Fundação do Desenvolvimento Administrativo. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
09.
Nicole Donato.
Estratégias de enfrentamento do estresse na hospitalização infantil – revisão bibliográfica. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP, Fundação do Desenvolvimento Administrativo. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
08.
Ana Paula Guedes da Silva.
Oficina psicopedagógica: efeitos de uma intervenção em grupo. 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Problemas de Aprendizagem Enfoque Interdisciplinar) – Universidade de São Paulo. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
07.
Raquel C. Barbosa.
Perfis de desempenho cognitivo de crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem escolar. 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Problemas de Aprendizagem Enfoque Interdisciplinar) – Universidade de São Paulo. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
06.
Maria Beatriz Machado Bordin.
Avaliação cognitiva assistida de crianças com queixa de aprendizagem referidas para atendimento psicológico. 1997. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Problemas de Aprendizagem Enfoque Interdisciplinar) – Universidade de São Paulo. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
05.
P R M Brito, D C Kreniski, P C Medeiros e A M A Motta.
Associação entre características da criança e da família e o tipo de desligamento em um ambulatório de Psicologia Infantil. 1997. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Problemas de Aprendizagem Enfoque Interdisciplinar) – Universidade de São Paulo. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
04.
A. E. V. Carvalho, L. C. Santos, S. Cottorello e S Rodrigues.
Instituições e serviços de apoio ao desenvolvimento, aprendizagem e adaptação do escolar no município de Ribeirão Preto. 1996. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Problemas de Aprendizagem Enfoque Interdisciplinar) – Universidade de São Paulo. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
03.
Estela Cabral e Nadine L. Abrahão.
Desempenho intelectual no WISC de crianças encaminhadas com queixa escolar para atendimento psicopedagógico. 1995. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Problemas de Aprendizagem Enfoque Interdisciplinar) – Universidade de São Paulo. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
02.
Selma Geraldo e Roberta Martins Garcia.
Crianças com queixa de fracasso escolar: maturidade visomotora e indicadores neurológicos e emocionais no teste de Bender. 1994. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Problemas de Aprendizagem Enfoque Interdisciplinar) – Universidade de São Paulo. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
01.
Sílvia Camila Sant’ Anna e Ana Cássia Maturano.
Perfil da demanda de um Serviço de Psicopedagogia na área da saúde. 1993. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Problemas de Aprendizagem Enfoque Interdisciplinar) – Universidade de São Paulo. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.

 

Iniciação científica

24.
Rebeca Cristina de Oliveira.
Avaliação da eficácia de um programa de intervenção preventiva em práticas educativas parentais. 2015. Iniciação científica (Psicologia) – Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Ribeirão Preto USP. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
23.
Felipe Oliveira Sanches Moreno.
Avaliação da eficácia de um programa de intervenção preventiva em práticas educativas parentais. 2015. Iniciação científica (Psicologia) – Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Ribeirão Preto USP. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
22.
Rafael Silveira Coda.
Avaliação da eficácia de um programa de intervenção preventiva em práticas educativas parentais. 2015. Iniciação científica (Psicologia) – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
21.
Ricardo Augusto de Deus Faciroli.
Reatividade Biocomportamental à Dor e História de Saúde em Recém-Nascidos Pré-Termo Diferenciados pelo Risco Clínico Neonatal. 2015. Iniciação científica (Medicina) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
20.
Milena Fernandes Mata.
Avaliação de indicadores de temperamento e comportamento em crianças nascidas pré-termo na fase de 18 a 36 meses. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
19.
Thatiane Vichiato Breda.
Temperamento, Atenção e Comportamento nos Processos Regulatórios do Desenvolvimento de Crianças Nascidas Pré-Termo. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
18.
Aline Limiéri Dualibe.
Reatividade e regulação biocomportamental em crianças nascidas pré-termo. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto,
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
17.
Elisa Garrido.
Desenvolvimento neurocomportamental inicial em neonatos pré-termo hospitalizados. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Fiisioterapia) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
16.
Aline Fregni Caetano.
Reatividade à dor em neonatos pré-termo e gravidade clínica. 2011. Iniciação Científica – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
15.
Marcia Marques Leite.
Reatividade comportamental e fisiológica de RNPT a procedimento doloroso e história cumulativa de dor na fase neonatal. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) – FMRPUSP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
14.
Larissa de Oliveira Souza.
Evolução clínica e história de saúde em bebês prematuros tratados com sacarose para alívio de dor na fase neonatal. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
13.
Rodrigo Faeda Dalto.
Dor em neonatos pré-termo em UTI-Neonatal: indicadores de reatividade e de recuperação em procedimento de punção. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
12.
Beatriz Oliveira Valeri.
Reações de dor em recém-nascidos pré-termo em grupos diferenciados quanto ao sexo e à idade gestacional. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Ribeirão Preto USP, fundação de apoio à pesquisa do estado de São Paulo. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
11.
Ingrid Durate Pinto.
Concepções maternas sobre o bebê pré-termo e indicadores emocionais de ansiedade e depressão. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
10.
Thaís Souza Cugler.
Desenvolvimento e reações de dor em neonatos pré-termo internados em UTI-Neonatal. 2006. Iniciação Científica – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
09.
Mariana Vasconcellos Silva Nastri.
História de saúde materna, condições psicossociais e risco neonatal de bebês pré-termo, em mães com sintomas emocionais clínicos. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Ribeirão Preto USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
08.
Cátia Isumi Miyase.
Estudo das variáveis que influenciam as respostas fisiológicas e comportamentais ao estímulo doloroso em neonatos pré-termo. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, fundação de apoio à pesquisa do estado de São Paulo. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
07.
Daniele Abruzzi Fraga.
Indicadores do desenvolvimento do bebê nascido pré-termo de muito baixo peso relacionados a indicadores emocionais maternos. 2005. Iniciação Científica – FFCLRP_UP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
06.
Juliana Thomazatti Chimello.
Crianças nascidas pré-termo e muito baixo peso (<1500g): avaliação na fase escolar de indicadores intelectuais, emocionais, comportamentais e de aprendizagem. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia Rib Preto) – Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
05.
Carolina Machado.
Desenvolvimento psicológico de bebês nascidos pré-termo e com baixo peso (< 1500g) ao longo do primeiro ano de vida. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
04.
Vivian Caroline Klein.
Caracterização de indicadores da mediação materna e do comportamento de crianças pré-escolares nascidas pré-termo e de muito baixo peso (< 1500g) em situação lúdica estruturada.
2002. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
03.
Luciana Leonetti.
Análise do conteúdo das verbalizações maternas em contexto de intervenção de suporte psicológico a mães de bebês prematuros internados em UTI-Neonatal. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
02.
Vivian Caroline Klein.
Mediação materna e comportamento de crianças nascidas pré-termo e muito baixo peso (<1500g) na fase pré-escolar, em situação lúdico- pedagógica. 2000.  Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
01.
Carolina Machado.
Desenvolvimento psicológico de crianças nascidas pré-termo e com muito baixo peso (<1500g) ao longo dos três primeiros anos de vida. 2000. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.

 

Orientações de outra natureza

 

16.

Marília Souza Silva Branco- Apoio Técnico em Pesquisa.

Temperamento, Atenção e Comportamento nos Processos Regulatórios do Desenvolvimento de Crianças Nascidas Pré-Termo. 2016. Orientação de outra natureza (Psicologia) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.

15.

Juliana Cunha de Lima Rodrigues – Apoio Técnico em Pesquisa.

Avaliação de Indicadores de Temperamento e Comportamento em Crianças Nascidas Pré-Termo na Fase de 18 a 36 Meses. 2015. Orientação de outra natureza (Psicologia) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.

14.
Francine Belotti da Silva – Apoio Técnico em Pesquisa.
Promoção do Desenvolvimento de Crianças de 0 a 6 Anos: intervenções educativas para pais e profissionais da saúde. 2015. Orientação de outra natureza (Psicologia) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
13. 
Doane Sábio Servidone – Apoio Técnico em Pesquisa.
Temperamento, Atenção e Comportamento nos Processos Regulatórios do Desenvolvimento de Crianças Nascidas Pré-Termo. 2015. Orientação de outra natureza (Psicologia) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
12.
Luciana Cosentino Rocha.
Avaliação de indicadores de temperamento e comportamento em crianças nascidas pré-termo na fase de 18 a 36 meses. 2014. Orientação de outra natureza – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
11.
Maria Eduardo Pedro – Apoio Técnico em Pesquisa.
Temperamento, Atenção e Comportamento nos Processos Regulatórios do Desenvolvimento de Crianças Nascidas Pré-Termo. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
10.
Tamara Aparecida Arcêncio Bento.
Reatividade e regulação biocomportamental em crianças nascidas pré-termo. 2012. Orientação de outra natureza – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP,
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
09.
Carolina Ruiz Longato.
Reatividade e regulação biocomportamental em crianças nascidas pré-termo: micro-análise de reações em procedimento doloroso na fase neonatal e indicadores de temperamento e comportamento na trajetória de desenvolvimento inicial. 2012. Orientação de outra natureza – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
08.
Maria Eduarda André Pedro.
Reatividade e regulação biocomportamental em crianças nascidas pré-termo: micro-análise de reações em procedimento doloroso na fase neonatal e indicadores de temperamento e comportamento na trajetória de desenvolvimento inicial. 2012. Orientação de outra natureza – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
07.
Sofia Muniz Alves Gracioli (Apoio Técnico CNPq).
Reatividade e regulacão biocomportamental em criancas nascidas pré-termo (2010-2011). 2011. Orientação de outra natureza – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
06.
Rafaela Guilherme Monte Cassiano.
Reatividade e regulação biocomportamental em crianças nascidas pré-termo: micro-análise de reações em procedimento doloroso na fase neonatal e indicadores de temperamento e comportamento na trajetória de desenvolvimento inicial. 2010. Orientação de outra natureza – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
05.
Rafaela Guilherme Monte Cassiano.
Estudo longitudinal sobre história de saúde neonatal, experiência de dor e desenvolvimento da criança nascida prematura. 2009. Orientação de outra natureza – Faculdade de Medicina de Riberião Preto – USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
04.
Aline Sarilho.
Estudo longitudinal sobre história de saúde neonatal, experiência de dor e desenvolvimento da criança nascida prematura. 2009. Orientação de outra natureza – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
03.
Luciana Cosentino Rocha ( Apoio Técnico).
Vulnerabilidade Biopsicosocial de Crianças Prematuras e Cuidado Desenvolvimental Precoce. 2008. Orientação de outra natureza – FMRPUSP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
02.
Valeria Mendes Pereira (Bolsa de Apoio Técnico CNPq).
Vunerabilidade biopsicosocial de crianças nascidas prematuras e cuidado desenvolvimental preococe. 2006. Orientação de outra natureza – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto,
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.
01.
Daniele Arroyo.
Avaliação de dor em crianças. 2006. Orientação de outra natureza. (Medicina) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP, FAEPA. Orientador: Maria Beatriz Martins Linhares.