EM ANDAMENTO


 INTERVENÇÕES EDUCATIVAS PARA PAIS


pais-filhos



CONCLUÍDOS



PERÍODO: 2014 – 2015

Promoção do desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos: intervenções educativas para pais e profissionais da saúde.

Projeto contemplado pela Vice-reitoria e pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP com apoio da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal


Objetivos do Projeto:

Realizar ações de promoção do desenvolvimento de crianças na fase de zero a 6 anos de idade, orientadas para intervenção educativa para pais e profissionais da saúde. O projeto inclui duas modalidades de intervenção, sendo uma voltada para pais de crianças de zero a 6 anos de idade e outra para profissionais da saúde que trabalham com crianças desta faixa etária.

 
Intervenções educativas para pais: 

Realização de programas de intervenção preventiva na área de práticas educativas parentais para promover o desenvolvimento e prevenir problemas de comportamento na infância. Foi utilizado o Programa de intervenção para pais intitulado ACT – Para Educar Crianças em Ambientes Seguros (versão brasileira),  desenvolvido pela Divisão de Prevenção de Violência da American Psychological Association (APA) (Silva, 2011).


Intervenções educativas para profissionais da saúde:

Realização de programas de capacitação de profissionais da Saúde da criança, a fim de sensibilizar e aumentar o grau de conhecimento sobre desenvolvimento típico e fatores de risco e mecanismos de proteção ao desenvolvimento. Ao profissionais foram oferecidas as seguinte modalidades:

  • Workshops de capacitação em avaliação de indicadores do desenvolvimento da criança e intervenções na área de prevenção de problemas de desenvolvimento e comportamento da criança e prevenção da negligência, maus tratos e violência intra-familiar. A temática de práticas educativas parentais abordada foi baseada no Programa ACT (Silva, 2011).

  • Cursos de capacitação sobre desenvolvimento da criança.

  • Simpósio – “Promoção do desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos Família e Prevenção”. As palestras oferecidas abordaram os seguintes temas: “Envolvimento Paterno e coparentalidade: pesquisa e intervenção com famílias de 0 a 6 anos”, ministrada pela Prof. Dra. Maria Aparecida Crepaldi; “Práticas educativas positivas e prevenção de violência”, ministrada pela Prof. Dra. Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams; “Lidando com o estresse em crianças e adolescentes: uma abordagem desenvolvimentista e motivacional de coping”, ministrada pela Prof. Dra Sônia Regina Fiorim Enumo; “Ações de intervenções educativas para pais e profissionais da saúde em promoção do desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos”, ministrada pela Prof. Dra. Maria Beatriz Martins Linhares.


Equipe do Projeto:

Maria Beatriz Martins Linhares
Cláudia Maria Gaspardo
Elisa Rachel Pisani Altafim
Maria Eduarda André Pedro 
Francine Belotti da Silva
Rebeca Cristina de Oliveira