Reportagem sobre pesquisas realizadas no LAPREDES

Reportagem sobre pesquisas realizadas no LAPREDES

HC Criança verticalNo último sábado (17/12), O Jornal da EPTV 2ª edição apresentou uma reportagem que mostra um pouco das pesquisas sobre manejo de dor que tem sido realizada no HC nos últimos anos. Com a vinda do professor Allen Finley e Michael Sangster, ambos da Dalhousie University (Canada), o protocolo do Programa HC Criança sem dor foi lançado e as pesquisas continuam avançando. Na reportagem, a psicóloga doutoranda do LAPREDES, Nátali Antunes falou sobre as técnicas de distração e a professora coordenadora do LAPREDES, Maria Beatriz Martins Linhares falou sobre a importância do uso da sacarose na UTI Neonatal como meio de redução da dor e suas possíveis consequências, além do próprio Allen Finley e outros profissionais envolvidos no projeto.

Para conferir a reportagem completa clique no link abaixo:

http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/jornal-da-eptv-2edicao/videos/t/edicoes/v/funcionarios-do-hc-treinam-para-diminuir-dor-de-criancas-durante-tratamento-em-ribeirao/5521184/

DOUTORADO SANDUÍCHE NA ITÁLIA.

DOUTORADO SANDUÍCHE NO INSTITUTO DE PESQUISA CIENTÍFICA “EUGENIO MEDEA”, ITÁLIA.

A doutoranda, Rafaela Guilherme Monte Cassiano, bolsista FAPESP (processos 2016/11533-8; 2013/12509-5) orientanda da Profa. Dra. Maria Beatriz Martins Linhares, está realizando Doutorado Sanduíche, no Instituto de Pesquisa Científica “Eugenio Medea”, Itália, sob supervisão do Dr. Rosario Montirosso, diretor cientifico do Centro de Estudo do Desenvolvimento Emocional e Social de Crianças em Risco nos Três Primeiros Anos de Vida e do Dr. Livio Provenzi no período de setembro a dezembro de 2016.

2016-12-02 14.16.042016-12-02 14.14.49

 

LAPREDES é notícia no site da FAPESP

LAPREDES é notícia no site da FAPESP

No último sábado, 2 de dezembro, a FAPESP lançou uma noticia sobre o II Seminário de Pesquisas sobre Desenvolvimento Infantil que será realizado nesta sexta (dia 09) em São Paulo em parceira com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV). Entre as pesquisas apoiadas, eles citam a pesquisa realizada no LAPREDES que avalia o temperamento e comportamento de bebês nascidos prematuros na faixa etária dos 18 aos 36 meses.
Para conferir a reportagem completa, clique no link abaixo:
http://agencia.fapesp.br/desenvolvimento_infantil_e_tema_de_seminario_na_fapesp/24426/

DEFESA DE DOUTORADO

DEFESA DE DOUTORADO

No dia 30/11/16  foi realizada a defesa de doutorado da aluna Martina Estevam Brom Vieira Ferro, do Programa de Saúde Mental, Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, orientada pela Profa. Dra. Maria Beatriz Martins Linhares,  intitulada “Qualidade de vida de crianças na fase pré-escolar: efeitos do nascimento prematuro e gênero”.

Parabenizamos a mais nova Dra Martina pelo excelente trabalho apresentado.

image2

Programa HC Criança sem Dor

Programa HC Criança sem Dor

Entre os dias 21 e 25 de novembro, o HCRP contou com a presença do anestesiologista pediátrico G. Allen Finley, que tem 20 anos de experiência em pesquisas e manejo da dor. Finley é professor de Anestesia e Psicologia na Dalhousie University e diretor médico do Programa de Manejo da Dor Pediátrica no IWK Health Centre, ambos no Canadá e é colaborador do LAPREDES nas pesquisas realizadas sobre dor pediátrica. O evento também contou com o fisioterapeuta e especialista em dor Michael Sangster, professor na Dalhousie University School of Physiotherapy, no Canadá. Sangster ajudou a desenvolver o currículo internacional em dor para a Internacional Association for the Study of Pain. (mais…)

SIICUSP 2016

Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP – SIICUSP

Integrantes da equipe do LAPREDES participaram do 24º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo ― SIICUSP.

O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP) é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por alunos de graduação da USP e de outras instituições nacionais e internacionais

https://uspdigital.usp.br/siicusp/siicPublicacao.jsp?codmnu=7210

No evento a equipe do LAPREDES apresentou os seguintes trabalhos:

 

 

Elisa – Harvard

 Doutorado Sanduíche na Universidade de Harvard

A doutoranda, Elisa Rachel Pisani Altafim, bolsista FAPESP (processos 2015/21721-3; 2012/25293-8), orientanda da Profa. Dra. Maria Beatriz Martins Linhares,  está realizando Doutorado Sanduíche, na Universidade de Harvard, sob supervisão da Profa. Dra. Dana McCoy, da Harvard Graduate School of Education, no período de março a julho de 2016.

Elisa harvard (mais…)

Núcleo Ciência pela Infância

Núcleo Ciência pela Infância

A coordenadora do LAPREDES, Profa. Dra. Maria Beatriz Martins Linhares, foi convidada para fazer parte da equipe  do Núcleo Ciência pela Infância.

O Núcleo Ciência Pela Infância​ surgiu em 2011 e seu principal eixo de atuação é a tradução do conhecimento científico produzido por pesquisadores para uma linguagem mais acessível à sociedade de modo que ele seja incorporado às políticas públicas e às práticas profissionais.

O Núcleo é fruto de uma parceria entre a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, o Center on the Developing Child (CDC), da Universidade de Harvard, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), o Insper e o David Rockfeller Center for Latin American StudiCurso Liderança Executiva 2016es (DRCLAS), também ligado à Universidade de Harvard. Em 2014 passou também a contar com a participação do Hospital Infantil Sabará.
http://www.fmcsv.org.br/pt-br/o-que-fazemos/ncpi/Paginas/default.aspx

ncpi-logo-300x205

10th International Forum on Pediatric Pain, 2015, White Point, NS, Canada.

10th International Forum on Pediatric Pain, 2015, White Point, NS, Canada.

Integrantes da equipe do LAPREDES participaram do 10th International Forum on Pediatric Pain, 2015, White Point, NS, Canada.

No evento a equipe do LAPREDES apresentou os seguintes trabalhos:

  • OLIVEIRA, N. C. A. C. ; LINHARES, M. B. M. . Audiovisual Distraction For Pain Relief in Pediatric Pain Inpatients: A Crossover Study. In: 10th International Forum on Pediatric Pain, 2015, White Point, NS, Canada.. 10th International Forum on Pediatric Pain, 2015
  • VALERI, Beatriz Oliveira ; GASPARDO, C. M. ; Caetano, A. F. ; Martinez, F.E. ; LINHARES, P. D. M. B. M. . SUCROSE INTERVENTION AND NEONATAL CLINICAL RISK EFFECTS ON BIOBEHAVIORAL PAIN RESPONSE AND RECOVERY IN PRETERM INFANTS. WHITE POINT, NOVA SCOTIA, CANADA, 2015. 

7799b6ab-1cf3-40db-9809-cb1b3425a034 IMG_2570 2 1

Workshop iLab Primeira Infância

Workshop iLab Primeira Infância 

A coordenadora do LAPREDES, Maria Beatriz Martins Linhares, e a pós-doutoranda Cláudia Maria Gaspardo, participaram do Workshop iLab Primeira Infância, uma iniciativa do Núcleo Ciência pela Infância, que busca utilizar o conhecimento científico em estratégias de alto impacto que tenham potencial de transformar a vida das crianças e famílias em situação de vulnerabilidade.

foto 4

 

X CBPD – CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

 X CBPD – CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

A coordenadora do LAPREDES, a Profa. Dra. Maria Beatriz Martins Linhares, participou do X CBPD – CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO realizado no período de 18 a 21 de Novembro de 2015, promovido pela ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO com a  realização pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.  No evento, MBM Linhares, ministrou a palestra “Estresse, auto regulação e desenvolvimento da criança”.

foto 5

45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015, Belo Horizonte

45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015, Belo Horizonte

Integrantes da equipe do LAPREDES participaram da 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, realizada entre 27 e 30 de outubro de 2015, na FAFICH – UFMG, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

No evento a equipe do LAPREDES apresentou os seguintes trabalhos:

  • PEDRO, M. E. A. ; ALTAFIM, E. R. P. ; SILVA, F. B. ; OLIVEIRA, R. C. ; LINHARES, M.B.M. Avaliação do Programa ACT-Para educar crianças em ambiente seguros na modificação de práticas educativas maternas em diferentes contextos socioeconômicos.. In: 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015, Belo Horizonte. 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015.
  • PEDRO, M. E. A. ; ALTAFIM, E. R. P. ; SILVA, F. B. ; OLIVEIRA, R. C. ; LINHARES, M.B.M. . Efeitos do Programa ACT- Para educar crianças em ambientes seguros nos problemas do comportamento de crianças em grupos diferenciados pelo nível cocioeconômico. In: 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015, Belo Horizonte. 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015.
  • ALTAFIM, E. R. P. ; PEDRO, M. E. A. ; SILVA, F. B. ; OLIVEIRA, R. C. ; LINHARES, M.B.M.. Efetividade do Programa ACT- Para educar crianças em ambientes seguros em contextos educacionais e de saúde.. In: 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015, Belo Horizonte. 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015.
  • LINHARES, M.B.M.; ROCHA, L. C. ; GRACIOLI, S. M. A. ; CASSIANO, R.G.M. . Temperamento, problemas de comportamento e autorregulação no desenvolvimento de crianças.. In: 45º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015, Belo Horizonte. 45º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015.
foto 3 foto 1

Palestra “A contribuição da psicologia para a compreensão da violência”

Palestra “A contribuição da psicologia para a compreensão da violência”

No dia 27 de outubro, a doutoranda Elisa Rachel Pisani Altafim, ministrou a palestra “A contribuição da psicologia para a compreensão da violência, prevenção e tratamento”, em conjunto com a psicóloga Júlia Silva, diretora do Escritório de Prevenção à Violência da American Psychological Association (APA; Washington, Estados Unidos)  e autora do Programa ACT – Para Educar Crianças em Ambientes Seguros. O evento foi  realizado no salão de eventos do Centro de Tecnologia da Informação da USP Ribeirão Preto (CeTI-RP) e teve transmissão ao vivo online.  O evento foi organizado pela professora Lucy Leal Melo-Silva, do Departamento de Psicologia, da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (FFCLRP-USP) e promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia com o apoio técnico do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP).

Na palestra a aluna de pós-graduação orientanda da Profa. Dra. Maria Beatriz Martins Linhares, Elisa Altafim, apresentou o processo de implementação do Programa ACT com mães em Ribeirão Preto e os resultados alcançados, que estão diretamente relacionados ao seu estudo de doutorado.  http://www.iea.usp.br/noticias/palestra-analisa

 

23129448289_31a8fa4d0f_k23129451199_57ed911aed_o22869117524_aeb09a0ac0_o22869114504_b287350073_o

 

 

 

SIICUSP 2015

23º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo ― SIICUSP

Integrantes da equipe do LAPREDES participaram do 23º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo ― SIICUSP.

O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP) é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por alunos de graduação da USP e de outras instituições nacionais e internacionais (http://www.prp.usp.br/siicusp)

No evento a equipe do LAPREDES apresentou os seguintes trabalhos:

  • Oliveira, R.C., Altafim, E.R.P., Pedro, M.E.A., & Linhares, M.B.M. Programa de intervenção de práticas educativas com mães com histórico de violência na infância. In: 23º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2015.
  • Takaara, L.K., Zorzenon, R. F. M., & Linhares, M.B.M. Indicadores do desenvolvimento motor na fase neonatal em bebês nascido pré-termo de alto risco. In: 23º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2015. 
  • Faciroli, R.A.D.; Gaspardo, C.M.; Martinez, F.E.; & Linhares, M.B.M. Reatividade biocomportamental à dor e história de saúde em recém-nascidos pré-termo diferenciados pelo risco clínico neonatal. In: 23º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2015.
  • Furini, G. C. B.,  Gaspardo C. M., C. M., Martinez, Linhares, M. B. M. Estresse na UTIN em neonatos pré-termo, diferenciados pela idade gestacional. In: 23º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2015.
  • Dantas, M.L.M.; Servidone, D.S.; Linhares, M. B. M. Indicadores de atenção no desenvolvimento de crianças nascidas prematuras: revisão de literatura. In: 23º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2015.

 

  • IMG_5269 IMG_5270 IMG_5271

IMG_5064 IMG_5065

 

Defesa Fabíola

Exame de Defesa de Doutorado da psicóloga Fabíola Dantas Andréz Nobre

No dia 21 de setembro de 2015, a psicóloga Fabíola Nobre, orientanda da Profa. Dra. Maria Beatriz Martins Linhares, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), defendeu a sua tese de doutorado, intitulada “Cognição, atenção, temperamento e comportamento em crianças nascidas pré-termo na fase pré-escolar”. O exame foi realizado na cidade de Ribeirão Preto.

Parabenizamos a Dra.  Fabíola Nobre pelo excelente trabalho realizado.

 

IMG_5030 IMG_5036

 

Defesa de Doutorado

Defesa de Doutorado 

No dia 17/09/15  foi realizada a defesa de doutorado da aluna Beatriz Oliveira Valeri Pereira da Silva, do Programa de Saúde Mental, Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, orientada pela Profa. Dra. Maria Beatriz Martins Linhares,  intitulada “Reatividade biocomportamental à dor e regulação em neonatos pré-termo sob intervenção de sacarose e risco clínico neonatal “.

Parabenizamos a nova Dra. Beatriz  Oliveira Valeri Pereira da Silva pelo excelente trabalho apresentado.

 

IMG_5001 IMG_5003 IMG_5005 IMG_5006

workshop usp e primeira infância

I Workshop “A USP E AS AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA”

No dia 19 de agosto integrantes da equipe do LAPREDES participaram do Workkshop , oferecido em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV).

O evento teve como objetivo debater ideias e trabalhos voltados à promoção do pleno atendimento às questões da primeira infância no ambiente universitário, bem como a apresentar ao público os resultados finais dos cinco projetos vencedores do edital “Ações para o desenvolvimento integral na Primeira Infância”, patrocinado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e contemplado pelo Programa de Editais 2013 da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

A Profa. Dra. Maria Beatriz Martins Linhares apresentou os resultados do projeto  “PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS: INTERVENÇÕES EDUCATIVAS PARA PAIS E PROFISSIONAIS DA SAÚDE”, que é um dos projetos vencedores do edital.

No workshop também foi apresentado um poster com resultados de pesquisa com o Programa ACT – Para Educar Crianças em Ambientes Seguros.

Altafim, E.R.P., Pedro, M.E.A., Silva, F.B., Oliveira, R.C., & Linhares, M.B.M. (2015). Eficácia de um programa de p
revenção de violência e maus tratos contra a criança nas práticas educativas maternas. 


IMG_4763
IMG_4852

IMG_4757

Visita FMCSV e Harvard

Desenvolvimento da Primeira Infância 

No dia 27/07/2015, o LAPREDES recebeu a visita de uma comitiva composta por representantes do Edital Ações para o Desenvolvimento Integral na Primeira Infância (USP e Fundação Maria Cecília Suto Vidigal) e da Universidade de Harvard. 

A comitiva era composta pelo o Prof. Dr. Oswaldo Yoshimi Tanaka da USP,  dois representantes da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Eduardo Marino (gerente de programas), e  Gabriela Pluciennik (coordenadora de programas),  pela Profa. Dra. Dana Charles MacCoy da Graduate School of Education de Harvard e do Timothy Linden (Human Capital Development Liaison, Brazil Office) do David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade de Harvard. 

 A visita teve como objetivo conhecer os projetos de pesquisa realizado pelo LAPREDES, voltados para o desenvolvimento da criança, e  especificamente o projeto de extensão “Promoção do desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos: Intervenções educativas para pais e profissionais da saúde”, financiado pela FMSV em parceria com a USP. A comitiva visitou o Núcleo de Saúde da Família Eugênio Mendes Lopes, onde se desenvolveu parte das atividades do Projeto de Extensão. Ao final, foram discutidas futuras oportunidades e desdobramentos do projeto.

IMG_4584

IMG_4580IMG_4583

 

 

14th European Congress of Psychology

14th European Congress of Psychology

Entre os dias 7 a 10 de julho, aconteceu o 14th European Congress of Psychology, na cidade de Milão-Itália. A Profa. Dra. Maria Beatriz Martins Linhares e as doutorandas Elisa Rachel Pisani Altafim e Rafaela Cassiano, participaram do congresso e apresentaram trabalhos referentes as pesquisas realizadas no LAPREDES-FMRP-USP.  Também participaram do Congresso a Profa. Dra. Maria Aparecida Crepaldi da UFSC e  Profa. Dra. Flávia Padovani da UNESP-Botucatu, pesquisadoras do Grupo de Psicologia Pediátrica da ANPEPP.

O evento proporcionou aprimoramento acadêmico-científico das participantes.  Além disso, outros benefícios proporcionados foram os contatos com pesquisadores internacionais que compartilham experiências e conhecimentos.

Trabalhos apresentados no congresso:

  • Altafim, E.R.P., Pedro, M.E.A., Silva, F.B., Oliveira, R.C., & Linhares, M.B.M. (2015). Efficacy of ACT Raising Safe Kids Program on Parenting Educational Practices.In 14th European Congress of Psychology. Milão: European Congress of Psychology.
  • Cassiano, R. G. M., Gaspardo, C. M., Servidone, D. S., Rodrigues, J. C. L., Faciroli, R. A. D., Martinez, F. E., & Linhares M. B. M. (2015). Neonatal characteristics, stress experiences in NICU and temperament as predictors of behavior in toddlers born preterm. In 14th European Congress of Psychology. Milão: European Congress of Psychology.
  • Cassiano, R. G. M., Gaspardo, C. M., Servidone, D. S., Rodrigues, J. C. L., Furini, G. C. B. F., Martinez, F. E., & Linhares, M. B. M. (2015).  Temperament and behavior profiles in toddlers born extremely preterm in comparison to moderate preterm counterparts. In 14th European Congress of Psychology. Milão: European Congress of Psychology.
  • Gaspardo, C. M., Cassiano, R. G. M., Servidone, D. S., Rodrigues, J. C. L., Faciroli, R. A. D., Martinez, F. E., & Linhares, M. B. M. (2015). Behavior problems in toddlers born preterm according to health condition at neonatal period. In 14th European Congress of Psychology. Milão: European Congress of Psychology.
  • Linhares, M. B. M., Gaspardo, C., M., Cassiano, R. G. M., Servidone, D. S., Rodrigues, J. C. L., Furini, G. C. B., & Martinez, F. E. (2015). The impact of gestational age and sex on temperament and behavior problems in toddlers born preterm. In 14th European Congress of Psychology. Milão: European Congress of Psychology.

 

 

milao1milao 3milao 2milao4

milao 5


Seminário Manejo da Dor em Recém-Nascido de Risco: Hospital Cuidador

Nos dias 17 e 18/6, a coordenadora do LAPREDES, Profa. Dra. Maria Beatriz Martins Linhares, participou do Seminário O Manejo da Dor em Recém-Nascido de Risco: Hospital Cuidador, realizado pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Também participaram do seminário os professores canadenses Bonnie Stevens, professora e pesquisadora do Centre for Pain Management, Research and Education do The Hospital of Sick Children da Universidade de Toronto, e Allen Finley, professor The Pediatric Pain Management Program da Universidade de Dalhousie e diretor médico do The Pediatric Pain Management ProgramThe Pediatric Pain Management Program The Pediatric Pain Management Program do IWK Health Centre.

O projeto no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) começou com uma parceria com o Projeto HC- Criança sem Dor da Faculdade de Medicina da USP/Ribeirão Preto, que segue o modelo do  Child Kind para  acreditação de hospitais com boas práticas no manejo da dor pediátrica, criado por um grupo de especialistas do Canadá. A meta do HC-Criança da FMRP-USP e do IFF/FioCruz é se tornarem centros de referência no manejo da dor para hospitais de todo o país.

 

equipes_diversas

 

 

Da esquerda para a direita: Maria Beatriz Linhares, Equipe Hospital CuidaDor, Bonnie Stevens e Allen Finley



Archives by Month:


Archives by Subject:


Archives by Year:

  • 2017
  • 2016
  • 2015