Doutorado Sanduíche na Universidade de Harvard

A doutoranda, Elisa Rachel Pisani Altafim, bolsista FAPESP (processos 2015/21721-3; 2012/25293-8), orientanda da Profa. Dra. Maria Beatriz Martins Linhares,  está realizando Doutorado Sanduíche, na Universidade de Harvard, sob supervisão da Profa. Dra. Dana McCoy, da Harvard Graduate School of Education, no período de março a julho de 2016.

Elisa harvard

 A  Dra. Dana McCoy realizou uma visita acadêmica ao Brasil em julho de 2015 e nessa ocasião visitou o laboratório LAPREDES-FMRP-USP, no qual a bolsista atua e sua orientadora é coordenadora. Após essa visita iniciou-se contatos para compartilhar do interesse mútuo na área de desenvolvimento infantil e surgiu a oportunidade de intercâmbio. A Profa. Dra. McCoy, é psicóloga, doutora em Psicologia Aplicada pela New York University e realizou o seu pós-doutorado no Harvard Center on the Developing Child. A Dra. McCoy tem como foco de pesquisa entender como os fatores de risco relacionados à pobreza afetam o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças, com especial interesse em intervenções. Seu trabalho está centrado em contextos nacionais  e internacionais.

A Universidade de Harvard é reconhecida internacionalmente como excelência na área de pesquisa e desenvolvimento infantil. A Harvard Graduate School of Education é composta por estudiosos, pesquisadores, profissionais e formuladores de políticas que trabalham ativamente para melhorar a educação no mundo inteiro.  Além disso, a Universidade de Harvard (Center on the Developing Child e David Rockefeller Center for Latin American Studies) juntamente com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, a USP e outras instituições fazem parte do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI; http://www.ncpi.org.br) que visa contribuir para melhorar as políticas públicas brasileiras voltadas ao desenvolvimento da primeira infância.  O núcleo tem atuado significativamente no Brasil para promover políticas públicas com base em evidências científicas.  Todo esse processo é reforçado pelo intercâmbio de professores e alunos entre universidades brasileiras e a Universidade de Harvard.  A Profa. Dra. Maria Beatriz M. Linhares,  faz parte do grupo de professores e pesquisares do Núcleo Ciência Pela Infância.

O objetivo do intercâmbio da doutoranda Elisa Altafim é o aprofundamento teórico e das análises da sua pesquisa de doutorado. A doutoranda destaca que a experiência tem sido muito importante para a sua formação acadêmica, profissional e pessoal. Outro benefício do intercâmbio  é a possibilidade de estabelecer contatos com outros alunos e professores na Universidade de Harvard, para compartilhar experiências e conhecimentos, estabelecer parcerias e colaborações. Além disso, os conhecimentos adquiridos serão compartilhados com a equipe do LAPREDES na FMRP-USP.

Deixe uma resposta

Required fields are marked *.